segunda-feira, 1 de junho de 2015

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO FISIATRA?

O médico Fisiatra é especialista em Medicina Física e Reabilitação. Ele trata de doenças que geram incapacidades, perda funcional e da qualidade de vida.

Atua também na prevenção de lesões e/ou deformidades advindas da instalação da doença e das limitações físicas decorrentes dela.

As doenças mais frequentes no consultório de um Fisiatra são as afecções musculoesqueléticas, dentre elas estão as dores na coluna, dor crônica, tendinites, bursites, LER/DORT, artroses, fibromialgia, síndromes miofasciais, dor neuropática e hérnia de disco.

Mas o médico Fisiatra também atua, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, na reabilitação de condições mais complexas, como as lesões medulares (paraplegia e tetraplegia), as sequelas de AVC e do traumatismo crânio-encefálico (hemiplegias), as doenças degenerativas (Parkinson, Esclerose Múltipla), as paralisias cerebrais, as miopatias, as amputações e as fraturas e entorses.

O Fisiatra faz o diagnóstico e define o programa de reabilitação, com o objetivo de restaurar as funções prejudicadas por estas patologias, ou ao menos minimizar o impacto dessas incapacidades na qualidade de vida do paciente.

Dentre as propostas terapêuticas, estão as prescrições de medicamentos, infiltrações extra e intra-articulares, agulhamento seco e infiltrações com anestésico de pontos gatilho, acupuntura, bloqueios para alivio de dor, aplicação de toxina botulínica para espasticidade, prescrição de tecnologia assistiva (órteses, calçados, próteses, cadeira de rodas, bengalas), meios físicos e prescrição de terapias atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar.


O médico Fisiatra é o clínico da pessoa com dor crônica, com deficiência física e com restrições de locomoção. Ele é capaz de avaliar a doença e o impacto que esta gera na qualidade de vida.


Por: Dra. Julia Assis
Médica Fisiatra | CRM 139.992
Hospital das Clínicas – FMUSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário