quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Conheça os sintomas de diabetes em crianças

 Existem muitos casos em que as crianças desenvolvem diabetes e os pais não conseguem identificar. E, quando isso acontece, não sabem como controlar o problema. Por essa razão, selecionamos alguns sintomas que podem ajudar  os pais a observarem alterações no comportamento dos filhos.

Diabetes tipo 1:
Muita sede, aumento de fome, emagrecimento ou perda de peso, aumento da frequência em urinar, fraqueza, cansaço e tonturas, câimbras e formigamentos.

Diabetes tipo 2:
Normalmente não apresenta sintomas, mas os mais comuns são:
- Sede, necessidade de urinar com frequência, perda de peso e visão nublada.
  
O diagnóstico
   Quanto antes se diagnostique o diabetes, mais eficaz será o controle do seu quadro. Por isso, se notar alguma alteração no comportamento do seu filho, procure o pediatra. Se o diabetes não for detectado e tratado a tempo, pode causar uma mudança brusca na taxa de glicose no sangue.
   O diabetes normalmente é descoberto mediante uma análise que mede os níveis de glicose no sangue. A análise se realiza estando em jejum na noite anterior. Para o diabetes tipo 2, faz-se uma prova de tolerância oral à glicose e a maioria dos casos é reconhecida durante exames de rotina. Realizam-se análises de sangue e de urina, antes e depois de beber uma solução com glicose.

   O tratamento
   É definido de acordo com o tipo do Diabetes diagnosticado. Para o de tipo 1, normalmente o método adotado é à base de aplicações de injeções de insulina diárias. O conteúdo depende muito da necessidade que tenha o paciente. Ao mesmo tempo, faz-se o controle do nível de glicose no sangue.
   O fornecimento gratuito de medicamentos e insumos pelos Estados ou Municípios é garantido pela Constituição Federal. Em algumas localidades a distribuição tem sido espontânea. Para saber se em sua região esse processo administrativo é eficaz, além de em que locais retirar e quais as quantidades ou tipos de medicamentos/insumos são fornecidos, é necessário que se dirija a uma unidade do SUS mais próxima de sua residência e consulte no setor farmacêutico. Caso esta informação não esteja disponível ou não haja a devida distribuição, é recomendado o ingresso de uma ação judicial, visando ao cumprimento da Lei. Neste caso, o primeiro passo é buscar orientação com um advogado público (defensoria pública) ou particular.
   Para o Diabetes tipo 2, em regra geral, não é necessária a administração de medicamentos. Pode-se controlar a doença vigiando o índice de glicose no sangue, obedecendo a uma dieta adequada e praticando exercícios físicos todos os dias.

   No tratamento também se implica o estado emocional e social. Para que ele seja efetivo, é necessário um trabalho educativo realizado entre pais, familiares, médicos, professores e todos que tenham um contato mais direto com as crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário